FAQ
Versão para Imprimir Enviar para um Amigo
Sala de Imprensa

Caro jornalista,

Nesta seção ficam disponíveis os releases das principais ações em andamento do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania - PE. Para informações adicionais, basta solicitar pelo endereço de e-mail cidadania@acaoempresarial.org.br.

--------------------
LIDERA - lideranças pelo desenvolvimento social

Está previsto para acontecer entre os dias 09 e 12 de agosto próximo o quinto e último módulo do Lidera - programa de desenvolvimento de lideranças empresariais, realizado em articulação pelo Instituto Ação Empresarial pela Cidadania-PE,  Fundação Kellogg e Save the Children/UK, em parceria com a Adigo Consultores e o Instituto Fonte.

O programa foi idealizado com o objetivo de sensibilizar e mobilizar lideranças empresariais interessadas no desenvolvimento social do Nordeste. O Lidera é composto por cinco módulos com três dias de imersão cada e teve início em dezembro de 2005.

Participam das atividades da primeira edição do Lidera 13 empresários da região Nordeste, mais precisamente 11 de Pernambuco e dois do estado da Bahia, com  capacidade de liderança e visão estratégica e humanista, interessados em participar de uma rede de ação integrada e de apoio mútuo voltada para o desenvolvimento da região.

Os profissionais convidados para orientar as dinâmicas propostas pelo Lidera são
Luís Antônio Chaves - diretor da Adigo Consultores, e Sebastião Guerra, consultor associado do Instituto Fonte desde 1999.

Durante o último módulo, os participantes discutirão o tema As qualidades das lideranças do futuro. O objetivo é estimular a reflexão sobre todo o conhecimento que foi apreendido durante o programa e como os empresários podem pôr em prática visando o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Os outros módulos do programa Lidera foram:
1 - A visão integrada da consciência social
2 - O papel do líder e sua visão do indivíduo, da empresa e da sociedade
3 - Os diferentes cenários: oportunidades e ameaças
4 - Estratégias de ação para promover mudanças

Ficou interessado? Veja todas as informações sobre o Lidera no site do programa.

---------------------

CALENDÁRIO DA CIDADANIA 2007

Com o objetivo de estimular a iniciativa privada para a Cidadania Empresarial, o Ação Empresarial pela Cidadania - Pernambuco (AEC-PE) lança o “Calendário da Cidadania 2007: Transformando nossos Contrastes”. Relacionando dados de contexto e trazendo dicas de como as empresas podem atuar para o desenvolvimento social em Pernambuco, o calendário traz exemplos de doze empresas que têm ações sociais (Celpe, Claro, Frompet, Gerdau, Perpat, Philips, Shopping Guararapes, Sindaçúcar, TIM Nordeste, Usina São José, Usina Trapiche e White Martins).

A quarta edição do projeto Calendário da Cidadania teve como diferencial a abordagem de quatro temas macro, considerados prioritários para o desenvolvimento da região Nordeste: Melhoria da Educação, Geração de Renda, Preservação do Meio Ambiente e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além disso, este ano a peça foi ilustrada por fotos jornalísticas que retratam situações cotidianas reais, positivas e negativas, relacionadas às quatro questões prioritárias, cedidas por meio de uma parceria com o JC Imagem.

A peça gráfica será distribuída na rede de relacionamento dos participantes do projeto, com a finalidade de estimular outras organizações do setor privado com atuação em Pernambuco a realizarem ações socialmente responsáveis.


Empresas e projetos

CELPE
PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL "ENERGIA PARA CRESCER": A Celpe é responsável pela distribuição de energia elétrica  a 185 municípios de Pernambuco, ao município de Pedras de Fogo (PB) e pela geração e distribuição na Ilha de Fernando de Noronha. A  Empresa tem consciência do seu papel na melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento social do Estado. Através do Energia Para Crescer, apóia projetos de Educação, Cultura e Meio Ambiente, pautados no respeito aos costumes e culturas locais, na inclusão social e no alinhamento às 08 Metas do Milênio da ONU.

CLARO
PROGRAM DE RESP. SOCIAL CLARO PARA TODOS: Com o Núcleo Voluntário, associados da Claro participam de campanhas de arrecadação de donativos para as comunidades próximas à empresa. O objetivo é difundir o conceito de responsabilidade social, demonstrando que todos podem participar da transformação social com atitudes dentro e fora da empresa. Unindo-se a organizações do mundo inteiro, a Claro aderiu em 2005 ao Pacto Global da ONU com objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de valores fundamentais.

FROMPET
PROJETO PRÓ-RECIFE: A Pró-Recife é uma cooperativa de catadores profissionais de Afogados, que coletam materiais recicláveis. O projeto visa demonstrar à sociedade que estes trabalhadores, quando organizados com autonomia e auto-gestão, podem oferecer serviços de qualidade no segmento de logística, coleta seletiva e agregação de valor aos materiais recicláveis. O objetivo é a inclusão social e econômica dos catadores, gerando renda e condições dignas de trabalho, além de melhorar a qualidade do meio ambiente urbano do Recife.

GERDAU AÇONORTE
PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA: É desenvolvido pela Gerdau Açonorte em parceria com a Ong CDI e a Escola Sen. Aderbal Jurema. O objetivo é promover a inclusão social através da inclusão digital de jovens da comunidade do Curado IV, preparando pessoas mais críticas e atuantes, cientes de seu papel na sociedade, reforçando a responsabilidade de cada um de nós na construção de um mundo melhor. Além de capacitação em informática, o projeto aborda aspectos da cidadania como meio ambiente, direitos civis, racismo e sexualidade. Em 2006, 160 jovens foram beneficiados.

PERPART
PROJETO BOLO DE ROLO: Integra o programa de Responsabilidade Social da Perpart, o NOSSAPART e visa à melhoria na renda familiar de mulheres da comunidade do Chamego, no Cordeiro, por meio do incentivo ao empreendedorismo e à formação de atividades cooperadas. O processo vai da mudança de atitude nos membros da comunidade, fortalecimento da auto-estima e oferta de cursos de capacitação. Numa segunda fase, a parceria com a Ong Casa das Mulheres do Nordeste ampliou a abrangência do projeto através da promoção de novos cursos e integração com outros programas existentes.

PHILIPS
"Sustentabilidade faz parte do dia-a-dia da PHILIPS e é um tema de primeira importância em todas as ações que a companhia desenvolve. Assim, ficamos totalmente alinhados às demandas da sociedade contemporânea, cujas preocupações com o meio ambiente e com o desenvolvimento social servem de motivação para nós. Nossos esforços são dosados, principalmente, na melhoria da qualidade do ensino em instituições públicas, da área médica e da educação ambiental" - Marcos Magalhães, Presidente. (Visão)

SHOPPING GUARARAPES
INSTITUTO PERÓ: É uma instituição sem fins lucrativos, desenvolvida e mantida pelo Shopping Guararapes desde 2004. Sua missão é oferecer às crianças da comunidade a arte como um caminho da educação e cidadania. Atualmente 44 crianças participam das oficinas de dança, de música, aulas de cidadania, literatura infantil, encontro com profissionais, visitas monitoradas a museus, cinemas e entidades culturais, feira de ciências e espetáculos de dança. Há reuniões com os pais ou responsáveis para acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

SINDAÇÚCAR
O trabalho infantil tem suas raízes mais profundas ligadas às questões econômicas de distorções de valores culturais sobre a educação e o trabalho. Compromete de forma irreversível o desenvolvimento da criança. Acreditamos que devemos contribuir para a garantia do direito à saúde, à educação, à convivência familiar, ao lazer e que nossas crianças e adolescentes possam se preparar intelectual e profissionalmente para o trabalho.

TIM NORDESTE
!SOU LIGADO: O !Sou Ligado é um projeto pioneiro de geração de renda e melhoria da qualidade de vida, direcionado a ajudar micro e pequenos empreendedores a desenvolverem seus negócios a partir de ações educativas de gestão e do uso da tecnologia. Desenvolvido pela TIM Nordeste, em parceria com a ONG Visão Mundial, o !Sou Ligado já beneficiou em Pernambuco mais de 700 comerciantes, ambulantes e profissionais liberais que, além de terem aulas de informática, utilizam o celular para desenvolver seu próprio negócio e conseqüentemente a economia da região.

USINA SÃO JOSÉ PROGRAMA MEDALHA DE OURO: É uma das 03 ações do PISPE - Programa de Inclusão Social pelo Esporte. O projeto é desenvolvido em parceria com o COMDICA de Igarassu, em Cueiras, visando à descoberta de novos talentos no atletismo. Semanalmente cerca de 40 meninos e meninas praticam atividades esportivas, recebem o material para prática e lanche nos intervalos, além de aulas de cidadania. A comunidade, que tem como maior inspiração e orgulho os jovens corredores, vê nesse projeto a possibilidade de sonhar com dias melhores.

USINA TRAPICHE
PROJETO EDUCACIONAL - Projeto de erradicação do analfabetismo e do trabalho infantil, cujo público-alvo é os filhos de colaboradores da Usina Trapiche na comunidade de Sirinhaém. O trabalho de Responsabilidade Social da empresa foi instituído para modificar, transformar e, sobretudo, promover a educação de crianças e adolescentes da nossa região, principalmente nas áreas rurais onde se constatam altos índices de analfabetismo. Funciona por meio da manutenção de escolas de ensino fundamental que oferece também atividades de educação ambiental.

WHITE MARTINS
DIA  WHITE  MARTINS  DO VOLUNTARIADO: Desde 2001, a White Martins promove esta iniciativa simultaneamente em várias localidades onde a empresa atua. Nesse dia, funcionários, familiares, fornecedores e clientes reúnem-se para realizar diversas atividades em prol de instituições carentes. A empresa apóia o programa com o material e todo o apoio logístico. Funcionários, amigos, parentes, clientes e fornecedores colaboram com o trabalho voluntário. Em 2006, participaram 69 unidades e mais de 3.600 voluntários, realizando atividades de pintura, reformas, jardinagem e recreação.





CELPE Grupo Neoenergia C&A
Sindilojas Recife
2005 - Ação Empresarial - Todos os direitos reservados - Av. Cruz Cabugá, 767, 4º andar. Sala 2 - Recife - PE | CEP: 50.040-000 Fones / Fax: (81) 3221.6970